Calcular IMC: Aprenda fazer o cálculo e Analisar os Resultados

Você sabe calcular IMC? Aprenda da maneira mais fácil e saiba como ele pode ajudar você a ter uma disciplina alimentar mais eficaz

calcular imc

Dentre as inúmeras formas de avaliar as condições físicas de uma pessoa, o Índice de Massa Corporal (IMC) é uma das mais diretas, simples e conhecidas. Neste artigo, você vai entender o que é e como calcular IMC.

O IMC é um índice aceito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece as faixas de índice que indicam se uma pessoa está ou não dentro do peso considerado ideal. Muitos nutricionistas e educadores físicos gostam de calcular IMC e o usam como ferramenta primária para identificar problemas de peso de uma pessoa, por causa da facilidade de cálculo. O IMC assume que existe uma faixa de peso ideal para sua altura. A partir de uma conta que usa seu peso e sua altura, encontra-se um valor (índice).

Fórmula do IMC

Para calcular IMC você dese utilizar a fórmula a seguir:

calcular IMC

Veja o exemplo abaixo para entender bem como fazer o cálculo. No exemplo abaixo, foi feito para uma pessoa de 80 kg, com 1,60 metros de altura:

calculo imc

Seguindo com o exemplo, o IMC da pessoa foi de 31, 25. O próximo passo é interpretar o IMC. Nos adultos, os resultados do IMC devem ser interpretados da seguinte forma:

O objetivo, obviamente, é ter o índice de massa corporal na faixa normal, entre 18,50 e 24,99. Valores acima ou abaixo desta faixa estão associados a um maior risco de doenças. Quanto mais afastado da faixa de IMC ideal você estiver, seja para mais ou para menos, maior é o risco de você desenvolver problemas de saúde.

Os valores de IMC fornecidos acima são para a população adulta, entre 20 e 65 anos. Calcular IMC para idosos será explicado mais abaixo.

Como calcular IMC para idosos

imc idosos

Os idosos têm menos massa muscular que os adultos jovens e, por isso, calcular IMC para idosos não costuma ter na população mais idosa o mesmo significado que no resto da população adulta. Enquanto que nos adultos um índice de massa corporal acima de 25 está claramente associado a um aumento na incidência de doenças e a um maior risco de morte precoce, nos idosos isso não parece ser verdade.

Há cada vez mais estudos que mostram que os valores de peso ideal sugeridos pelo IMC não se adéquam à população idosa. Por isso, foi proposta uma nova tabela de índice de massa corporal, concebida especialmente para a população com mais de 65 anos. A forma de calcular IMC é exatamente igual, porém, os resultados devem ser interpretados da seguinte forma:

a) Índice de massa corporal para mulheres acima de 65 anos:

  • Baixo peso = abaixo de 21,9
  • Peso normal = entre 22 e 27
  • Sobrepeso = entre 27,1 e 32
  • Obesidade grau I = entre 32,1 e 37
  • Obesidade grau II = entre 37,1 e 41,9
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 42

b) Índice de massa corporal para homens acima de 65 anos:

  • Baixo peso = abaixo de 21,9
  • Peso normal = entre 22 e 27
  • Sobrepeso = entre 27,1 e 30
  • Obesidade grau I = entre 30,1 e 35
  • Obesidade grau II = entre 35,1 e 39,9
  • Obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40

Leia também

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje