Como estudar para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal

A prova para o cargo de auditor fiscal da Receita Federal possui um conteúdo vasto, algo que exige do candidato muita disciplina nos estudos.

auditor-fiscal

Todos sabem que estudar para concurso é uma tarefa árdua e, em muitas vezes, a vontade é de desistir. São meses, talvez anos, de dedicação para, no fim, não conseguir a aprovação. No entanto, é necessário persistir, pois só com grande dedicação se consegue alcançar os objetivos.

É o caso de Ingrid Duarte, uma concurseira que, mesmo diante de tantas dificuldades, nunca deixou de lado os estudos e conquistou uma vaga no concurso da Receita Federal. A jovem, que se manteve focada desde 2012, demorou dois anos para alcançar seu objetivo e hoje é bem-sucedida na carreira que escolheu.

Passar em concurso público exige dedicação ao extremo

Através desse belo exemplo, percebemos o quanto é complicada a aprovação em concurso, mas vimos também que, com bastante empenho, é possível vencer mais esta etapa da vida, mesmo diante de tamanha concorrência.

Apenas para ilustrar o tamanho da dedicação que o candidato precisa, utilizando como exemplo a Ingrid ainda, na última seleção realizada (justamente a de 2014), o cargo de auditor fiscal ofereceu 278 vagas em ampla concorrência. Ao todo, 68.540 pessoas se inscreveram para fazer a prova, o que gerou uma relação candidato/vaga de quase 250 pessoas.

Os números chegam a ser assustadores, mas não devem ser levados como obstáculo para a realização do seu sonho. Até porque, dos mais de 68 mil inscritos, apenas 31.493 candidatos compareceram para a realização do exame. Além disso, nem todos estarão preparados adequadamente para a prova.

Como estudar para concurso da Receita Federal

São muitas as maneiras de se estudar para o concurso da Receita Federal. Aprender por conta própria é uma delas, mas lembre-se que é preciso ter muita disciplina para abraçar essa metodologia. Uma boa opção pode ser fazer um curso de auditor fiscal. Além das aulas presenciais, com a tecnologia atual, podemos adquirir conhecimento através de uma simples tela de computador.  Para quem não dispõe de tempo ou não pretende gastar tanto, a didática online vale o investimento.

Ao optar por fazer um curso, o candidato fica mais próximo da aprovação, visto que ele terá aulas preparatórias diretamente com professores especializados nos assuntos do concurso. Além disso, os docentes, em suma, podem dar dicas sobre as bancas responsáveis pelos exames, livrando o aluno das chamadas pegadinhas, e auxiliar nas questões mais complexas, não deixando dúvidas para o dia do processo seletivo.

O que estudar para o cargo de auditor fiscal da Receita Federal

A prova para o cargo de auditor fiscal da Receita Federal possui um conteúdo vasto, algo que exige do candidato muita disciplina nos estudos. Veja o que é preciso saber para conquistar a vaga:

  • Língua Portuguesa
  • Espanhol ou Inglês
  • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Administração Geral
  • Administração Pública
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Tributário
  • Contabilidade Geral e Avançada
  • Auditoria
  • Legislação Tributária
  • Comércio Internacional
  • Legislação Aduaneira

Tendo conhecimento dos passos necessários para a aprovação, é hora de colocar a mão na massa, montar um bom plano de estudos e garantir a sua vaga de auditor fiscal na Receita Federal.

Publicação especial para o Portal Indústria Hoje

Leia também