Como não ter problemas com o estoque acumulado?

Confira 4 dicas para controlar o estoque acumulado e gerar lucro.

estoque-acumulado

Muitas empresas se vêm neste impasse – têm muito estoque acumulado em seus galpões, não ter uma gestão eficiente poderá destruir sua pequena ou média organização, veja dicas de como controlar todas as fases de ciclo de vida dos produtos e manter sua empresa ativa no mercado.

Manter uma cadeia produtiva de fornecedores é meta para a maioria das empresas que necessitam de matérias-primas ou insumos, a gestão de estoque é imprescindível para gerir uma linha de produção, no entanto, muitas pequenas e médias empresas não sabem ao certo realizar este planejamento, e logo com o tempo o estoque acumulado se torna um grande problema. Os produtos parados em seu galpão são considerados desperdícios, pois além do dinheiro parado, eles também representam uma perda generosa de espaço.

“Mas como posso gerir melhor o estoque de minha empresa?” Esta pergunta é feita por muitos empresários ou mesmo gerentes de produção que não sabem como planejar uma gestão eficiente para as suas empresas. Confira 4 dicas para controlar o estoque acumulado e gerar lucro.

Dicas de Gestão

  • Planejar a Quantidade a ser Comprada;
  • Gestão do Estoque dentro do Galpão;
  • Movimentação dos Armazéns;
  • Planejamento de Promoções.

Planejar a Quantidade a ser Comprada

Para não acumular uma quantidade desnecessária de estoque em sua empresa, é necessário realizar um planejamento da quantidade correta a ser comprada ou mesmo produzida. Calcule a margem de erro nesta etapa, saiba exatamente o quanto você necessita comprar de matéria-prima para desenvolver os seus produtos ou caso trabalhe com insumos e componentes, mantenha uma base de cálculo sob a produção do mês anterior, mas tenha em mente se seu setor é afetado por alguma divergência sazonal, então é melhor ter uma base dos seis meses anteriores, assim saberá ao certo quanto de matéria-prima irá precisar no mês futuro.

Gestão do Estoque dentro do Galpão

problemas-com-estoque

Caso você ainda não tenha nenhum programa para controlar o estoque, é imprescindível verificar esta possibilidade. No começo anote tudo o que for necessário, catalogue todos os produtos que estão parados há certo período e assim monte planilhas para saber qual matéria-prima está sendo inutilizada. A gestão de estoque dentro do galpão é uma das etapas mais importantes do processo de ciclo de vida dos produtos, um item que não vende-não gera lucro, pense como implementar um processo informatizado para gerir isto sem problemas.

Movimentação dos Armazéns

Tenha a visão geral do estoque, a movimentação dos armazéns é necessária para que os produtos saiam para as lojas ou para outros fornecedores. Ter um pessoal qualificado nesta etapa é um complemento para os programas que gerenciam a ida e vinda dos itens, veja se o espaço está adequado, se os produtos estão armazenados de maneira correta (lembre-se produtos que estão amassados ou mesmo mal armazenados são pedras no sapato de qualquer empresário). Nesta etapa que será possível ver com seus próprios olhos se o estoque acumulado está prejudicando a logística do seu galpão.

Planejamento de Promoções

gestao-de-estoque

Caso o problema com o estoque acumulado ainda esteja atrapalhando o seu negócio, é bom desfazê-lo o mais breve possível. Realize um planejamento de promoções e ofertas, claro que o lucro não será o almejado desde o início, mas não ficará no prejuízo e as perdas serão mínimas para a empresa. Uma boa tática de marketing poderá salvar o seu orçamento e ainda garantir que os clientes receberão um bom produto com desconto.

Mesmo com estas dicas o empresário deve ter uma assessoria para gerir o estoque em seus galpões ou armazéns, contar com pessoal qualificado e programas altamente tecnológicos – são etapas fundamentais para conseguir uma gestão eficiente e mais equilibrada.

E você gostou deste tema? Mande seu comentário pra gente.

Leia também