Inbound Marketing X Outbound Marketing: Qual a melhor estratégia de vendas?

Você sabe qual a principal diferença entre o Inbound e Outbound Marketing? Decidir qual a melhor estratégia é fundamental para o sucesso da sua empresa

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Inbound marketing pode ser entendido como marketing de atração. O cliente procura o que a empresa está ofertando.

Este tipo de marketing usa como fonte principal de alcance de clientes, a internet.

Produz conteúdos mais personalizados e bem direcionados na intenção de atrair e fixar clientes. É o marketing digital.

Outbound Marketing é o marketing mais antigo que procura fazer a promoção da sua carta de serviços ou produtos atingindo uma massa maior de pessoas. Geralmente usa a televisão, os outdoors, rádio etc.

Apesar desses meios também serem analisados e escolhidos após pesquisas de mercado, ainda não é um conteúdo tão específico quanto o utilizado no Inbound Marketing.

Principal diferença entre Inbound e Outbound Marketing

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A grande diferença entre Inbound marketing e Outbound Marketing é que no primeiro tipo o cliente é que busca o serviço ou o produto da empresa.

Após essa primeira fase de atração, a empresa busca maneiras de encantá-lo e fixá-lo como cliente fiel através de um bom relacionamento.

O marketing digital favorece essa proximidade, a interação e o cuidado que a empresa terá com o cliente com o objetivo de conservá-lo na sua carta de usuários.

No Inbound Marketing as estratégias de vendas são direcionadas para aquele indivíduo  que a empresa deseja ter como cliente.

No Outband Marketing a empresa ainda vai atrás do cliente. Não há segmentação. O marketing utiliza meios de comunicação que atinge um grande público, sem muita especificidade.

Ainda nesse tipo de marketing mais tradicional, a forma de avaliar o alcance obtido se dá mais de uma forma menos assertiva. Mais hipotéticas. A partir do consumo efetivo do produto.

No Inbound Marketing é mais fácil e concreto verificar se o cliente se interessou por determinado produto.  Quando ele faz uma compra a partir da pesquisa em um site de buscas, quando ele entra no site da empresa após clicar em um banner digital ou por um link disponível em algum blog.

Mensurar esses dados é muito mais fácil. Mais um benefício da internet.

Inbound VS Outbound – Qual a melhor estratégia para aumentar as vendas?

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Para muitos, o Inbound Marketing é a melhor estratégia de vendas atualmente.  Veja alguns motivos:

  • Esse tipo de marketing foca apenas no público que ele quer atrair.
  • Definindo quem é esse público alvo, fica mais fácil planejar metas e estratégias para atingi-las de forma eficiente.
  • O meio utilizado, a internet, oferece um leque muito grande de oportunidades de divulgação.
  • As pessoas estão conectadas diariamente. A chance de alcançar o cliente desejado é muito grande.
  • Maior interatividade. Com o marketing digital o contato entre cliente e empresa é maior e essa interação favorece um bom relacionamento.
  • Além disso, o Inbound Marketing permite um investimento com baixo custo. O que não acontece no Outbound Marketing cujos locais de veiculação de propagandas, por exemplos, são os grandes meios de massa como a televisão que tem custos exorbitantes.

A internet oferece um grande alcance, interatividade, segmentação de mercado, personalização de conteúdo, tudo isso com menos custo financeiro.

Embora o Inbound Marketing seja muito utilizado no momento, através do marketing digital, devido a todos os benefícios expostos acima, o Outbound Marketing também tem sua importância dentro do plano de marketing de uma empresa.

Não só por ser uma estratégia de vendas tradicional e possuir seus admiradores, mas também pelo poder de alcance que ainda possui. O ideal para um resultado mais eficiente e completo seria o uso harmônico dos dois tipos de marketing.

E aí, o que achou do assunto? Gostou do assunto abordado? Tem alguma dúvida? Se tiver, deixe aí nos comentários. Até a próxima.

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