You are here: Home » Artigos » O que é Cobre e qual sua principal utilização?

O que é Cobre e qual sua principal utilização?

O cobre é um metal (conhecido como Cu, de número atômico 29, na química) e está entre os primeiros metais descobertos pelos seres humanos, utilizado desde a Antiguidade para a produção de moedas e enfeites.

o que é cobre

O que é Cobre?

O cobre é um metal (conhecido como Cu, de número atômico 29, na química) e está entre os primeiros metais descobertos pelos seres humanos, utilizado desde a Antiguidade para a produção de moedas e enfeites. Sua cor é um laranja-avermelhado que desperta interesse em diversas peças. Ele participa do processo de fabricação do bronze, metal que é feito de cobre com estanho, além de possuir diversas propriedades que ajudam na produção e utilização deste metal no dia a dia.

Principais propriedades do cobre

Para entender melhor o que é este metal e a sua importância no dia a dia, bem como sua principal utilização, é interessante conhecer suas propriedades. 1 – Ótimo condutor: este metal conduz facilmente calor e eletricidade, sendo usados em diversas operações que necessitam desta propriedade. 2 – Não é corrosivo: assim como alguns outros metais, o alumínio, por exemplo, o cobre resiste à corrosão. 3 – Molda-se facilmente: esta propriedade facilita a produção de diversos objetos e produtos de cobre. Vale lembrar que, apesar de facilmente moldável, ele é metal muito resistente. 4 – Anti-bactericida: ele não absorve muitas bactérias, pois retarda o crescimento de germes que fazem mal à saúde.

Principal utilização do cobre

Mesmo possuindo diversas propriedades importantes, nem sempre vemos o cobre em nosso dia a dia, mas uma de suas principais utilizações (porque ele é tão usado que fica difícil dizer onde não é importante) está a nossa volta e nos traz benefícios inigualáveis: condução de energia elétrica. Fios de CobreIsso mesmo. O cobre está presente nos fios de rede elétrica que vemos na rua. Mas porque a cor diferenciada? Pois os fios são revestidos de outro material para que se torne segura a utilização do cobre e sejam evitados acidentes diversos, já que ele pode propagar calor e energia facilmente. Além disso, aproveitando suas propriedades, a construção civil utiliza amplamente este metal em diversas áreas, seja para aquecimentos de água e também refrigeração, produção de máquinas industriais e até os famosos aparelhos eletrônicos. Sua propriedade anti-bactericida ajuda nos hospitais, moedas e sistemas de encanamento, pois evita o acúmulo de bactérias que fazem mal à saúde e não devem estar presentes nestes locais. Outro lugar onde a utilização do cobre é muito importante é na fabricação de veículos, pois ele está presente nos fios, conectores, freios, rolamentos, radiadores e até mesmo no próprio motor. Por curiosidade, saiba que um carro possui, em média, 1,5 km de fios de cobre, podendo aumentar em decorrência do tamanho do automóvel. panela-de-cobre Falando sobre sua utilização em meios de transporte, o cobre combinado com o níquel é muito utilizado nos cascos de navios para evitar a corrosão da água do mar e melhorar a eficiência do transporte (no controle do combustível). Não dá para esquecer algumas peças ornamentais que também são feitas de cobre, já que não corroem e podem enfeitar o ambiente. E então, já sabia o que é cobre e qual a sua principal utilização? Se ainda não, já imaginava que fosse tão importante e estivesse tão presente em nosso dia a dia?   Vídeo: Produção do Cobre na mina Chilena da Codelco

About Fábio Henrique

Fábio Henrique

Purchasing Specialist at JCB do Brasil


+ Artigos de »

  • Deixe seu comentário