O que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos?

Para saber mais sobre o que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos, preparamos este artigo para você. Confira os conceitos e as técnicas no Portal Indústria Hoje.

manutencao-industrial

O conjunto de analisar o funcionamento regular de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações são determinantes para o bom andamento das atividades dentro de uma fábrica, a restauração, conservação, prevenção e substituição são técnicas altamente favoráveis que constituem a linha de produção de diferentes segmentos, para saber mais sobre o que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos temos que ter em mente, que todos esses aspectos estão interligados.

O que é Manutenção Industrial?

Segundo a ABNT (NBR 5462/1994), temos como conceito de manutenção o: conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial como um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor, ou seja, sua principal função é manter em ordem o funcionamento dos equipamentos através de intervenções corretas e oportunas.

De forma mais ampla a manutenção industrial de máquinas e equipamentos é um conjunto de ações necessárias para manter a vida útil dos produtos mais longínqua, diminuindo a possibilidade de realizar manutenções corretivas e possíveis paradas na linha de produção de fábricas e indústrias. Além é claro, de diminuir os custos com reparos, operacionais e empresas terceirizadas.

Planos de Gestão de Manutenção

o-que-e-manutencao-industrial

Ao contrário do que muitos pensam a manutenção industrial não é apenas um “tapa buraco” na linha de produção quando algum equipamento quebra ou dá sinais de mau funcionamento. Ter um plano de gestão de manutenção é adequado para evitar paradas e analisar se o tempo útil dos produtos não está sendo prejudicado por outros fatores. Os planos de manutenção preventiva, corretiva e preditiva são capazes de detectar quando um equipamento ou peça está desgastado ou necessita de certos reparos, por isto, ter uma gestão de manutenção industrial de máquinas e equipamentos é imprescindível para qualquer empresa ou indústria.

Levantar o histórico do equipamento também é um fator determinante no momento de realizar o plano de gestão, somente com as informações necessárias que os responsáveis poderão conferir os defeitos já apresentados, trocas realizadas e prazo de validade das peças, geralmente todo maquinário apresenta um cronograma de suas atividades, mantê-las atualizadas poderá ser de grande valia no momento de analisar os problemas apresentados.

Planos de Lubrificação

Não é somente de reparos que a manutenção industrial se concentra, realizar um plano de lubrificação para máquinas, equipamentos e peças também irá determinar o prolongamento da vida útil dos produtos. O principal problema de falhas geralmente ocorre pelo atrito das peças e componentes, isto facilmente é evitado com a lubrificação correta das peças, lembrando que cada componente recebe uma lubrificação específica, alguns recebem óleos minerais, sintéticos ou graxos, cabe ao técnico de manutenção industrial saber qual produto utilizar.

Tipos de Manutenção

tipos-de-manutencao-industrial

Saber o que é Manutenção Industrial de máquinas e equipamentos lhe ajudará a prolongar a vida útil dos produtos, evitar paradas na linha de produção e analisar com eficácia os planos e gerenciamentos de determinadas etapas importantes em todo processo industrial.

Para saber dicas de manutenção industrial, as principais mudanças da área e novos conceitos, assista ao vídeo a seguir.

E você gosta de saber mais sobre manutenção industrial e suas particularidades? Envie seu comentário.

Leia também