Profissional de compras: qual é o perfil?

Mais do que responsável por negociar e conseguir preços baixos com fornecedores, o profissional de compras passou a ser encarado como peça-chave para as empresas

Profissional de compras são pessoas de desenvolvem através de sua competência algo como uma negociação com fornecedores, além de um ótimo profissional em organização que leva dados precisos por decisões acertadas e principalmente na escolha de produtos a quem fornece.

Não é uma pessoa responsável apenas por compras, mas também por se responsabilizar por outras tarefas e serviços, assim como administrativas e negociações de contratos.

Os profissionais da área de compras, muitas vezes são confundidos como “meros compradores”, porém, nas mais diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, o processo de compras pode ser desenvolvido por diversos setores como logística, manutenção ou comercial, embora existam diversas empresas que setorizam e desenham o fluxo do seu processo de trabalho, a fim de melhorar o rendimento da produção, bem como custos e qualidade do material comprado, outras sequer dão o devido valor para esse setor.

O plano de carreira para o Profissional de compras é limitado normalmente há quatro níveis de senioridade:

Assistente de compras – Cargos geralmente ocupados por estudantes ou Trainees que pretendem ingressar na área por intermédio de cursos relacionados, supervisionado por gestores e líderes da área.

Comprador Júnior – Composto por profissionais que recentemente ingressaram na área e permanecem nesse nível por um período de dois anos de experiência, ainda com certo acompanhamento de gestores e líderes.

Comprador Pleno – Neste nível, já por volta dos quatro anos de experiência, o comprador já está comprometido com negociações mais complexas e estratégicas da empresa, sem necessitar ser supervisionado. Em algumas companhias tem a responsabilidade de sugerir melhorias e análise dos dados da empresa na sua área.

Comprador Sênior – Em função do seu tempo de empresa, já é capaz de conhecer todo processo de compras do local onde trabalha, e também de auxiliar além dos cargos de liderança caso existam.

De posse dessas informações, podemos claramente destacar que o Profissional de compras tem como suas principais características:

– Poder de negociação: Uma vez que conhece seus fornecedores e o produto que necessita, consegue melhores preços e melhor qualidade.

– Informações organizadas:

– Cálculo de impostos: Deve garantir que toda a negociação ocorra dentro dos critérios das leis vigentes, evitando a empresa de ser negativada ou que tenha problemas com os órgãos competentes.

– Planejamento: Todo e qualquer profissional compras sabe que planejamento é essencial para o bom andar da empresa.

– Boa comunicação com sua equipe e fornecedores: Com diálogo se consegue muitos benefícios, evitando muitas vezes o desperdício.

– Foco nos objetivos: Independentemente do cargo, os objetivos devem ser sempre bem estabelecidos e jamais devem perder o foco do Profissional de compras.

Tarefas de um Profissional de Compras

Temos aqui as principais tarefas feitas pelo profissional de compras, que demonstram não apenas comprar e ser responsável por manter sempre a organização do estoque preenchida, mas sim, outros fatores bem relevantes. Dê uma olhada:

  • Ser responsável por receber requisições de compras dos setores internos;
  • Fazer classificação dos pedidos num sistema de controle informatizado;
  • Determinar quais as necessidades de compras junto à equipe interna e gerentes, para isso é preciso trabalhar em equipe e decidirem juntos;
  • Pesquisar fornecedores e ir atrás daqueles que mais vantagens fornecem;
  • Avaliar propostas oferecidas pelos fornecedores;
  • Negociar contratos, avaliar os prós e os contras;
  • Comprar ou contratar serviços que sejam se vantagem para a empresa;
  • Acompanhar os pedidos e conferir item por item para saber se está tudo certo;
  • Se atualizar sobre novas tendências e possibilidades, buscando sempre os melhores que estão na tendência;
  • Avaliar mercadorias recebidas, se realmente são de qualidade;
  • Organizar dados específicos de materiais para envio aos fornecedores, dentro dos padrões de qualidade;
  • Avaliar o desempenho dos fornecedores num sistema claro e objetivo.
  • Resolver problemas relacionados a não conformidades de forma justa e clara;
  • Reduzir custos de aquisição mantendo o padrão de qualidade, porque a qualidade é o que mantêm o cliente;
  • Participar de projetos de novos produtos, até para saber o que está rolando nas novas tendências;
  • Conduzir fornecedores em projetos da Qualidade Total.

O profissional de compras tem apenas um objetivo que é unir dois meios de campos, que são os compradores e os fornecedores e assim fazer um belo trabalho para que nenhuma parte saia perdendo, apenas agindo de forma justa. Isso é a melhor forma de trabalhar.

Leia também

Fabio Hoinaski

Fabio Hoinaski

Fabio Hoinaski é fundador e CEO da IBID e-Procurement, um sistema de compras (SRM) que auxilia diversas empresas a otimizar seus processos de compra.Você pode acompanha-lo no seu blog ibid.com.br/blog, conectar-se a ele no Linkedin br.linkedin.com/in/hoinaski/