You are here: Home » Artigos » Qual a diferença entre ferro e aço?

Qual a diferença entre ferro e aço?

Algumas vezes você já não se pegou perguntando qual a diferença entre ferro e aço? Porque, aparentemente, eles não parecem quase iguais? Então o que muda?

CSN-aciaria-gabriel-borges-2

Qual a diferença entre ferro e aço?

Algumas vezes você já não se pegou perguntando Qual a diferença entre ferro e aço? Porque, aparentemente, eles não parecem quase iguais? Então o que muda? É isso que vamos descobrir agora para você nunca mais ter esta dúvida e ainda poder ajudar os amigos que possuem esta dúvida.

Por mais que a pergunta pareça cientificamente complicada, não é difícil entender o que diferencia o ferro do aço tanto no momento de utilizá-los como matéria-prima ou de comprar algum material feito com eles.

São diversas características que tornam os dois elementos diferentes, mas existem sempre as principais.

A primeira delas é que, enquanto o ferro, conhecido como “Fe” na Tabela Periódica, é um metal puro,  AÇO é a “mistura” do FERRO (Fe) com o CARBONO (C).

Desta forma, é possível dizer que o aço é uma mistura que utiliza o ferro em sua composição e por isso estão relacionados.

Vale ressaltar que o ferro comercial não é puro, pois se utilizado sozinho custaria muito caro como matéria-prima. Desta forma, ele possui, no máximo, 0,08% de carbono em sua composição. Enquanto isso, o AÇO possui até 2% de carbono e acima disso já é considerado um ferro fundido.

vergalhao-aco

Vergalhão de Aço para Construção Civil

É por este motivo que os produtos mais resistentes devem ser feitos com o teor correto de carbono até 2%, pois o aço se torna mais resistente. Ele é utilizado para fazer armações para concreto, pois ficam mais firmes no alicerce da casa. Mesmo assim, quando olhamos um produto daqueles, achamos sempre que é ferro, mas sua composição muda e a resistência também.

Ambos os materiais, o ferro e aço, podem ser produzidos em uma indústria siderúrgica.

Para a produção do aço é utilizado o minério de ferro (que não é o ferro puro). Mistura-se o minério de ferro com a cal e o carvão, que são os principais elementos para purificar o ferro e transformá-lo em aço.

A mistura da hematita (presente no minério de ferro), carvão e cal passa por uma temperatura de 1200º C. Nesta fase, todo o oxigênio é retirado do ferro para que ele fique puro.

Este ferro puro chama-se ferro gusa, que depois recebe uma pulverização com magnésio, que então formará o aço líquido. Neste momento, ele pode ganhar formas de chapas e peças. Reaquecido, ele é mais moldável e vira objetos, alicerces para casas, etc.

Viu como não é tão complicado? Às vezes, você pode ver um objeto que parece de ferro, mas que na verdade é feito de aço. Por isso é importante sempre se informar sobre o que é feito determinado produto antes de comprá-lo.

Levar em conta a finalidade principal e saber se o ideal é utilizar o ferro ou o aço também é importante em diversos momentos. Quando não souber o que usar, busque ajuda especializada.

Em resumo, o ferro participa do processo de fabricação do aço, que, por sua vez, depende do ferro para existir.

About Fábio Henrique

Fábio Henrique

Purchasing Specialist at JCB do Brasil


+ Artigos de »

  • Deixe seu comentário