Qual a importância do papel do fornecedor na indústria?

O fornecedor é um elemento crucial para os resultados mais positivos da produção e para a melhoria da satisfação dos clientes.

fornecedor industria

O papel do fornecedor na indústria é estratégico. É a partir dele que se podem identificar erros nas compras e firmar um relacionamento de ganha-ganha

Sua empresa só consegue produzir porque compra matérias-primas e insumos de outras companhias.

Mesmo assim não é sempre que o empreendedor analisa qual é o papel do fornecedor na indústria.

Fazendo uma avaliação rasa é possível perceber que ele é fundamental para o processo produtivo e para o cumprimento da cadeia de suprimentos.

Quais são as outras vantagens?

Neste post vamos mostrar um pouco melhor a importância desse personagem e fazer você refletir sobre os prejuízos que seu negócio poderia ter sem os fornecedores.

Papel do fornecedor na indústria

O fornecedor é um dos elos da cadeia de suprimentos, um ciclo que conta com diferentes etapas.

Quanto mais a chamada supply chain for eficiente maior é a chance de a sua empresa produzir rápido e com qualidade e atender as demandas dos consumidores.

Isso significa que o fornecedor é um elemento crucial para os resultados mais positivos da produção e para a melhoria da satisfação dos clientes.

Porém, existem duas abordagens que devem ser consideradas.

Veja quais são elas:

Modelo tradicional

Essa abordagem prevê que o fornecedor é responsável exclusivamente pela venda de recursos e matérias-primas utilizados no processo de produção.

Ele faz parte da cadeia de suprimentos, mas é previsto apenas um papel básico, que seria o de comercialização dos itens requisitados.

Modelo atual

O cenário atual prevê que o fornecedor tem um papel estratégico.

Ele vai muito além das funções de recebimento de ordens de compra, separação e envio dos pedidos.

Nesse contexto ele também deve controlar as matérias-primas adquiridas, gerar estoque e escoar os elementos necessários para o comércio.

O fornecedor deve, portanto, firmar uma relação de parceria com a empresa compradora. Isso é conseguido por meio do monitoramento do fluxo de materiais e do alerta sobre algum fator que está errado.

Por exemplo: com o tempo, o fornecedor sabe quais são as médias de compra da sua empresa.

Se em um pedido você solicitar 10 unidades ao invés de 100, ele pode questionar para verificar se não há um erro de digitação.

Esse relacionamento ainda ajuda a melhorar a cooperação comercial e possibilita chegar a insights diversificados, que podem, inclusive, elevar a qualidade da mercadoria.

O cuidado é repassado também para problemas com os pedidos.

Se há algum problema relativo à qualidade ou às mercadorias enviadas, o fornecedor realmente parceiro adota uma postura positiva, dispondo-se a substituir rapidamente o que contém falhas.

O resultado dessa parceria é uma verdadeira relação de ganha-ganha, em que os erros são solucionados e a cadeia de suprimentos ocorre com mais eficiência.

As duas empresas, por consequência, constroem uma reputação melhor e podem fazer negócios mais interessantes para ambos os lados.

Como melhorar a parceria com o fornecedor

Se o relacionamento próximo ao fornecedor é tão importante, como você pode melhorar essa parceria? A ideia é usar a tecnologia a seu favor.

Os softwares de compras ajudam a deixar o processo mais transparente e com menor chance de erros.

Esses sistemas também ajudam a reduzir o retrabalho e garantem que os processos de avaliação e homologação de fornecedores sejam realizados adequadamente.

É assim que você obterá um resultado realmente satisfatório.

Agora você já entendeu qual é o papel do fornecedor na indústria.

Aproveite e adote um software de compras para melhorar ainda mais os seus processos internos. Veja o que considerar ao escolher esse programa acessando o post deste link.

Leia também

Fabio Hoinaski

Fabio Hoinaski

Fabio Hoinaski é fundador e CEO da IBID e-Procurement, um sistema de compras (SRM) que auxilia diversas empresas a otimizar seus processos de compra. Você pode acompanha-lo no seu blog ibid.com.br/blog, conectar-se a ele no Linkedin br.linkedin.com/in/hoinaski/