Solução da Crise Energética são as Energias Renováveis?

Seria uma Solução da Crise Energética as Energias Renováveis?

energiasrenováveis

Há tempos já falamos de uma possível crise energética abater o país, com o sistema hidráulico em baixa, com a falta de chuvas em várias regiões e com a demanda crescente, o sistema energético se encontra em colapso, com a pouca oferta de energia e os aumentos constantes nas contas mês após mês, quem paga pela crise são os consumidores e as empresas.

O avanço lento no setor hídrico e o não planejamento de sua expansão ocasionaram problemas sérios e não tão simples de serem resolvidos a curto prazo, as reservas do país se encontram apenas com 28% de sua capacidade, e caso não aumente as chuvas a situação poderá piorar bastante.

Veja a entrevista de Yoshio Kawakami sobre Crise Energética no Brasil.

Também temos as mudanças climáticas e a corrida por inovações para gerar mais energia, seria uma Solução da Crise Energética as Energias Renováveis?

Energias Renováveis é a Solução?

Esta é uma pergunta um tanto quanto importante para ser respondida, ao longo dos anos novas expansões nos setores energéticos do país foram implementados, as energias renováveis são vertentes que impulsionam novas fontes de gerar energia limpa e sustentável, não só depender do setor hidráulico é de fato tentar superar uma crise que remete a falta de planejamento e acomodação perante o governo.

Aproveitar dos recursos naturais como o vento, sol, biomassa, entre outros, é uma alternativa de expandir os horizontes para contribuir com o meio ambiente e gerar mais oferta de energia para toda a população, além de atrair novos investidores e gerar mais empregos, as energias renováveis movimentam a indústria com a demanda de equipamentos específicos para gerar painéis solares, turbinas eólicas e instalações próprias.

Nesse contexto podemos contar com uma flexibilidade maior em gerar energia, aproveitar um potencial maior na matriz energética de nosso país, utilizando de meios sustentáveis e renováveis, para assim poder suprir a demanda de energia atualmente apresentada.

Brasil é Destaque em Energia Eólica

Além de contar com expansões significativas no setor solar, com painéis fotovoltaicos em empresas e sistemas para gerar energia limpa em casas de consumidores, o Brasil é destaque em Energia Eólica, obtendo o maior parque eólico localizado no sul do país, o Campos dos Neutrais possuí três parques eólicos considerados o maior da América Latina, recentemente o último foi inaugurado pelo governo federal.

Com o setor eólico em grande expansão os investimentos em energias renováveis ficam mais competitivos, ocasionando um índice maior na concorrência em leilões e empreendimentos, a meta até 2020 é ter 14% da matriz energética somente de energia eólica, uma expansão significativa, já que esta fonte de energia é a segunda mais contratada em nosso país.

Para superar esta crise energética é necessário continuar expandindo em energias renováveis, realizar um planejamento eficiente, acompanhar as tendências mundiais no setor e alavancar os investimentos de empreendedores com participações ativas em leilões, profissionais qualificados na indústria para realizar a fabricação de painéis, turbinas e impulsionar a geração de emprego.

Escrito por: Tamires Almeidda

 

 

 

 

Leia também