8 Segredos para diminuir o calor dentro de casa

Confira todas as dicas para diminuir o calor dentro de casa e curtir o verão de maneira mais agradável

Como diminuir o calor dentro de casa
Até quem ama calor tem que admitir que não é fácil trabalhar, estudar, sair para algum local, dirigir, pegar ônibus, dormir ou simplesmente ficar em casa sem fazer nada com as temperaturas elevadas do verão. Se você não sabe como diminuir o calor dentro de casa, sobreviver à estação mais quente do ano é uma tortura. Pensando nisso, vamos te ajudar com as principais dicas para aliviar o calor na sua residência.

Dicas básicas para diminuir o calor dentro de casa

Não tem como falar sobre refrescar a temperatura no seu lar sem citar as duas principais opções: ventilador e ar-condicionado. Com a intenção de aliviar o desconforto proporcionado pelo aquecimento do ar em dias escaldantes, nada como um bom ventilador virado para você ou se movimentando a fim de fazer o ar circular pelo ambiente.

Por ser relativamente barato e prático, o ventilador é campeão de vendas, tanto que esse produto já está em falta em muitas lojas. Por sua vez, o ar-condicionado é capaz de refrescar mais o ambiente inteiro, permitindo que você controle a intensidade da temperatura.

Assim, você pode se sentir no frio dentro de casa, mesmo que lá fora esteja um sol de lascar. A maior desvantagem do ar-condicionado é o preço, que costuma ser maior em comparação com a opção anterior. Além disso, nem sempre é fácil instalar ar-condicionado, especialmente em prédios, pois há a necessidade de verificar se o tipo de condicionador de ar é permitido pelas regras do condomínio.

8 Segredos para diminuir o calor em casa e melhorar o clima

1. Fechar cortinas e persianas: para não deixar que o aquecimento seja excessivo, basta bloquear a entrada direta da luz solar com cortinas e persianas, que devem ficar fechadas durante o dia.

2. Colocar insulfilm nas janelas: ao recorrer ao insulfilm em janelas, você vai ter ambientes mais frescos, tendo em vista que esse tipo de material isola o calor provocado pela reflexão dos raios solares.

3. Prolongar o ar refrescante da noite: como a temperatura noturna é menor, você pode tentar manter esse ar mais ameno durante o dia. Para tanto, abra as janelas à noite e deixe que o ar circule pelos ambientes, fechando as janelas assim que o dia amanhecer novamente.

4. Use lâmpadas frias no lugar de incandescentes: mais do que economia e praticidade, as lâmpadas frias, também conhecidas como lâmpadas brancas, ou de LED são muito mais vantajosas que as lâmpadas incandescentes, consideradas quentes. Logo, quem deseja se incomodar menos com o calor deve optar pelas lâmpadas frias.

5. Faça saídas de ar no teto ou no topo de paredes: levando em consideração que o ar quente tende a subir, aberturas no teto ou próximas dele em paredes servem para a remoção desse ar quente. Desse modo, o espaço é ocupado por um ar mais agradável. As aberturas podem ser criadas na forma de janelas pequenas.

6. Deixe o ar mais úmido: como o ar fica mais seco durante os dias de calor, problemas respiratórios são frequentes no verão, principalmente se você tiver sinusite, rinite ou bronquite alérgica. Sendo assim, é preciso umedecer o ar, o que pode ser feito por meio de recipientes cheios com água fresca em vários ambientes da casa.

E se houver crianças e idosos morando com você, opte por toalhas umedecidas penduradas em locais distintos, para evitar acidentes com copos e outros recipientes que podem quebrar, caso sejam derrubados.

7. Deixe o ar condicionado: é possível simular o efeito refrescante de um ar-condicionado sem ter um em casa. Como? Basta posicionar uma garrafa com água congelada na frente do ventilador ligado, o que faz o ar frio circular pelo ambiente.

8. Reduza a quantidade de tapetes em casa: não se esqueça de tirar ou diminuir os tapetes da sua casa, pois tais peças acumulam calor. Guarde os tapetes durante o verão e fique sem essas peças ou dê preferência a tecidos bem claros e finos.

E aí, curtiu as dicas? Ao fazer isso você já vai sentir uma diferença e tanto no clima! Depois volte e compartilhe suas ideias para deixar a temperatura mais agradável nesse verão.

Leia também