Diferença entre Tubos de Aço com Costura e Sem Costura

Saiba as principais diferenças entre Tubos de Aço com costura e algumas de suas principais aplicações

tubos-com-e-sem-costura

Os tubos de aço são produtos muito utilizados no ramo metal-mecânico.  Este tipo de material é utilizado em várias funções na indústria de construção, fazendo-se presente no momento em que monta-se as estruturas de uma edificação ou em tubulações, no esgoto ou na condução do gás natural.

Similares ao tubo de aço estão os também muito utilizados tubos de ferro; e  a diferença entre um e outro está na flexibilidade e na moldagem; funções muito apreciadas quando estamos falando do nicho específico que é a construção civil.Um tubo de aço pode ser classificado em duas categorias:

O tubo de aço com costura e o tubo de aço sem costura. O que irá diferenciá-los, basicamente, é a fabricação e claro na hora de definir o melhor material a ser utilizado em seu projeto de acordo com a normas internacionais de segurança.

Tubos de aço com Costura

Este tipo de tubo durante o seu processo de fabricação, foi criado  da soldagem de uma chapa de metal. Suas extremidades uniram-se  com a utilização maciça da intervenção de calor e instrumentos –  e suas pontas então foram soldadas, podendo vir a ter diferentes metragens, espessuras e diâmetros.

O tubo de aço com costura é , entre os dois tipos, o mais acessível por vários motivos: tanto o financeiro quanto  o logístico. Bem mais em conta que o tubo sem costura; o tubo com de aço com costura é encontrado facilmente no comércio do segmento específico. O tubo de aço com costura é também o que mais facilmente é limpo.

Processo Soldagem Tubos com Costura

A indústria de automóveis utiliza bastante este tipo de tubo, mas não apenas ela. Usinas açucareiras, indústria agrícola, equipamentos, indústria de móveis além da indústria de produtos de manutenção também valem-se desta peça para confecção de seus produtos e peças.

Produção Tubos sem Costura

Tubos de Aço sem Costura

Enquanto os tubos de aço com costura partem de uma chapa de metal para sua fabricação; os tubos de aço sem costura partem dos cilindros do aço que  passam por um processo de aquecimento para ficarem ocos e assim serem perfurados.

O tubo de aço sem costura não é soldado; o que o deixa perfeito para a utilização da canalização de outros materiais que trabalham provocando pressões.

O tubo de aço sem costura é bastante utilizados em projetos e peças que exijam maior confiabilidade no que se diz respeito à aplicação de pressão de óleo, vapor para gerar grandes esforços como pistões hidráulicos e caldeiras.

Até o próximo artigo.

Um abraço!

 

Leia também

Fábio Alves

Fábio Alves

Procurement & Materials Planning Supervisor