Manutenção preventiva em equipamentos elétricos

Além da segurança aos seus funcionários, ao seu ambiente de trabalho a manutenção elétrica preventiva dos equipamentos também protegerá o seu bolso

Toda indústria que se preze precisa ter seus equipamentos elétricos em perfeito estado de funcionamento. Entretanto o grande erro da maioria dos empresários e donos de indústrias é esperar pelo problema para só então correr a resolvê-los, o que é um grande erro, tendo em vista que a maioria dos aparelhos utilizados nas indústrias funciona através do uso de energia elétrica, o que, por sua vez, precisa de análise e controle.

Isso garante às empresas e indústrias um melhor funcionamento de seus aparelhos. Assim como da própria empresa como um todo. Entretanto, é preciso esclarecer a importância da manutenção preventiva – e não somente da corretiva.

Quer saber mais sobre a manutenção corretiva de equipamentos elétricos? Então acompanhe este artigo até o final e saiba mais sobre a economia e a segurança que isto pode trazer para o seu negócio.

Por que fazer manutenção preventiva nos equipamentos da minha empresa?

Você já parou para pensar o quanto em dinheiro é gasto apenas com a compra de peças e de maquinários industriais todos os anos?

Imagine este tipo de dor de cabeça para a sua empresa. E, principalmente, para o seu bolso.

É por essa razão que a manutenção preventiva deve ser levada em consideração em sua indústria. A contratação de um engenheiro elétrico para a sua indústria, então, é de extrema importância.

Ele será o responsável por fazer serviços de prevenção em equipamento mais simples. Desde análise e correção em compressores de ar, já comentados aqui, a até mesmo nos sistemas de cabeamento da sua empresa.

Quais os benefícios em economia?

Embora possa parecer que a troca de peças de grandes máquinas seja um gasto, é preciso pensar na economia que isso irá gerar, pois, a partir do momento em que um técnico faz análises e verificações em seus aparelhos elétricos, automaticamente ele estará tomando precauções para que você não gaste mais do que deve.

Além disso, é sempre possível se utilizar de ferramentas de monitoramento que podem auxiliam neste serviço. Como por exemplo programas que funcionam através da vida útil de equipamentos como o MTBF.

Equipamentos como câmeras infravermelhas, equipamentos de análise da qualidade de energia, canetas de vibração e osciloscópios. Além de testes de isolação são alguns dos equipamentos utilizados na manutenção preventiva.

Além disso, ao invés de parar por tempo indeterminado por conta da substituição de uma máquina ou equipamento, estarão previstas pausas para essas averiguações que podem ser previamente estabelecidas.

Benefícios em relação à segurança

Tendo em mente que os funcionários estão expostos a equipamentos que trabalham com eletricidade, podemos perceber que o bom uso destes equipamentos é vital. Isso porque os riscos de acidentes, choques elétricos, mal-funcionamento e entre outros tipos de acidentes de trabalho podem ser evitados. Isso garantirá, além de um melhor desempenho por parte dos maquinários, uma maior segurança por quem os opera.

Uma manutenção preventiva poderá verificar o mal-funcionamento de um aparelho antes que ele possa acontecer. Sendo possível proceder para que a segurança dos operadores seja preservada.

Conclusão

Além da segurança aos seus funcionários, ao seu ambiente de trabalho e ao seu patrimônio, a manutenção elétrica preventiva dos equipamentos também protegerá o seu bolso. Isso porque o técnico responsável garantirá uma maior vida útil dos equipamentos utilizados dentro de sua fábrica.

Tudo isso pode ser feito através de ferramentas de monitoramento que vão, garantir uma maior e melhor produtividade.

Por isso evite ao máximo a prevenção corretiva e se antecipe. A correção preventiva é garantia de economia e segurança para a sua empresa.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não deixe de compartilhar em suas redes sociais e marcar seus amigos. Fique ligado em mais novidades e até a próxima!

Leia também