Amperímetro: O que é e para que Serve

Se você já ouviu falar em amperímetro, mas não sabe o que e nem para que serve, confira esse post na íntegra e conheça mais sobre este equipamento

amperimetro foto
Você sabe o que é um amperímetro? Já ouviu falar nessa expressão antes? Se a resposta for não, então você está no lugar certo!

Nesse post vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre este aparelho de medição elétrica bastante utilizado no setor industrial e também em vários cursos técnicos de eletrônica.

Por isso, se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja saber mais a respeito do amperímetro, continue lendo esse artigo e descubra o que é e para que serve este aparelho.

O que é Amperímetro e para que serve?


O Amperímetro nada mais é do que um instrumento que serve para medir amperes, ou seja, a intensidade da corrente elétrica.

Além disso, este aparelho também serve para indicar o sentido da corrente, onde se a indicação for positiva, isso significa que a corrente elétrica circula no sentido horário.

Agora se a indicação for negativa, o sentido da corrente é anti horário.

Basicamente existe dois tipos de amperímetros: o que mede a corrente continua e o que mede a corrente alternada.

Como funciona um amperímetro?

O amperímetro precisa ser conectado em serie ao sistema e sua resistência interna deve ser mínima.
como medir corrente com amperímetro
Isso porque quanto menor for a sua resistência, melhor será o seu desempenho, tendo em vista que nessas condições este aparelho tende a produzir uma queda de tensão irrelevante se comparado à dos resistores.

Leia também:
– O que é um multímetro e para que serve

Se você estiver usando o amperímetro em uma corrente alternada, não precisa se preocupar com a sua polaridade.

Agora se a corrente for contínua, é importante prestar atenção para o sentido da corrente, ou seja, a corrente deve ser introduzido no amperímetro pelo polo positivo e sair pelo polo negativo.

Outro detalhe que você também deve ficar atento ao usar o amperímetro, é com relação a forma como efetua a medição da corrente elétrica, que deve ser feita em serie e não em paralelo como muitas vezes acontece.

Caso você efetue a medição em paralelo, ocorrerá um curto-circuito e provavelmente você terá que trocar o seu equipamento, uma vez que os fusíveis terão sido danificados.

E dependendo da proporção do curto-circuito, é possível que você também danifique o circuito no qual está fazendo a medição.

Agora você deve estar se perguntando: Mas existem situações onde não é possível fazer essa medição em série. E nesses casos, como efetuar a medição?

Bom, quando não for possível efetuar a medição em série, a dica é usar um alicate amperímetro.
como funciona um amperímetro
Este equipamento atua como um sensor de corrente, que deve ser colocado no cabo que deve ser medido e, por meio de um sensor com base no efeito hall, você realiza a medição da corrente, seja ela continua ou alternada.

Agora que você já sabe o que é um amperímetro e para que ele serve, siga direitinho as orientações dadas nesse post para garantir que o uso desta ferramenta seja feita da forma correta e você não tenha problemas durante a medição da corrente elétrica.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas sobre o assunto!

Vídeo de como utilizar um Alicate Amperímetro

Leia também

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje