Como calcular Fuso Horário

Aprenda calcular fuso horário da maneira certa para nunca mais errar! Além disso, conheça algumas curiosidades que você não sabia sobre eles.

 

calculo fuso horario

Antes de aprender calcular fuso horário é ideal saber o que eles são. Os fusos horários formam uma divisão em que o globo terrestre é “dividido” em vinte e quatro pedaços, com cada um medindo 15º de longitude. Assim, cada fuso equivale à uma hora e, à medida que nos deslocamos entre cada uma dessas faixas, o horário se altera. Os fusos são medidos em GMT, sigla para “Greenwich Mean Time”. Por isso, quando você vai ajustar o horário no seu celular ou computador aparece o horário e a sigla GMT ao lado.

Sendo a Terra uma esfera (ainda que não uma esfera perfeita, devido ao seu formato geoide), ela é dividida em 360º, ficando 180º para o hemisfério oeste e 180º para o hemisfério leste. O marco zero, ou seja, o ponto que separa um hemisfério do outro é o Meridiano de Greenwich. Assim, conforme nos deslocamos para o oeste do planeta, temos que diminuir as horas e, à medida que nos deslocamos para o leste, aumentamos o valor da medida dos horários.

Por exemplo: se na cidade de Nova York – localizada no fuso –5GMT – são 8h, na cidade de Brasília – que está localizada no fuso –3GMT, são 10h, pois a capital brasileira encontra-se dois fusos (5-3=2) a leste da cidade estadunidense. Veja abaixo ilustração.calcular fuso horario

Nesse exemplo, é simples visualizar a diferença de horários, pois nos deslocamos dois fusos em direção a leste. Então é só aumentar duas horas. Mas, e quando a diferença envolve fusos localizados em uma distância maior ou em hemisférios diferentes? Existe uma maneira ou uma fórmula mais simples de se calcular isso?

Para cálculos mais complexos, recomendamos a realização de três diferentes passos. O primeiro seria identificar os fusos de origem e de destino; o segundo seria calcular a diferença entre eles, já o terceiro seria verificar se os horários deverão ser adiantados ou adiados.

Leia também:

Curiosidades sobre como calcular fuso horário

Agora que você já aprendeu a calcular fuso horário, conheça algumas das principais curiosidades sobre ele que você precisa saber.

  • O tempo é calculado observando o cruzamento de estrelas distantes quando passam pelo meridiano. Uma rotação completa é igual a 24 horas, aproximadamente. Este tempo é distribuído entre longitudes. Consequentemente, mais perto dos pólos, a diferença de tempo é mais para distâncias mais curtas.
  • A longitude de zero graus que passa por Greenwich é considerada como padrão. E, o tempo de todos os outros fusos horários são calculados de acordo.
  • A diferença horária entre cada longitude (cada grau) é de 4 minutos. Então, se é meio-dia em Greenwich (zero grau), seria 12:04 pm em 1 grau meridiano e assim por diante.
  • Você não precisa de um método científico, basta procurá-lo. Os fusos horários são construções feitas pelo homem.
  • Em termos gerais – a terra é 24000 milhas de circunferência no equador, e há 24 fusos horários, então no equador – genericamente falando, há cerca de 1000 milhas dentro de um fuso horário (indo leste a oeste do curso)

Leia também

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje