Você está aqui: Capa » Artigos » O que é Bronze e qual sua principal utilização?

O que é Bronze e qual sua principal utilização?

O bronze é um metal que surge da junção do cobre com o estanho. Talvez seja bastante conhecido pela fabricação de joias e medalhas olímpicas.

tubos-tarugos-bronze

O bronze é um metal que surge da junção do cobre com o estanho. Talvez seja bastante conhecido pela fabricação de joias e medalhas olímpicas.

Além disso, ele pode ter outros elementos (alumínio, silício, manganês, fósforo, chumbo) em sua composição, formando diversos tipos de ligas de cobre e dando início a diversas variações do bronze.

Este metal começou a ser utilizado na Antiguidade para a fabricação de armas e ferraduras, mas era muito caro. Desta forma, quem possuía uma espada de bronze, além de ter uma arma mais leve e resistente, tinha o status. Porém, viu-se que ele podia não ser assim tão resistente para este uso.

O período de utilização do bronze nesta época foi tão grande que se passou até a chamar Idade do Bronze.

Propriedades do bronze

Para entender melhor sua aplicação e importância, conhecer as propriedades do bronze ajuda a ver porque ele é utilizado para certos fins.

Fica mais fácil entender as suas propriedades comparando-o com o aço, que é um metal mais conhecido popularmente. Lógico que ele perde para o aço em quase todas as propriedades, mas ganha do ferro.

O cobre ponto de fusão mais baixo, podendo ser mais pesado do que o aço, mas mais leves se feitos com ligas de cobre com alumínio ou silício. Além disso, são mais macios e também menos resistentes que o aço.

Em contrapartida, é melhor condutor de energia e calor que o aço (a maioria deles), tendo um custo mais elevado também.

Principal utilização do bronze

Embora seja utilizado em diversas partes e possua muitas variações, o bronze é amplamente vendido em joias, sendo anéis, colares, brincos, medalhas, etc.

pecas-bruchas-bronze

Com a utilização dos demais elementos, o bronze ganha diversas aplicações e é adaptado de acordo com a necessidade da atividade. Pode ser usados em estátuas, sinos, rolamentos, tubos, válvulas, utensílios domésticos, etc. em cada caso, ele é feito com ou sem adição de algum outro elemento.

Quando utilizado na fabricação de estátuas, o bronze possui um pouco de chumbo e zinco; no caso dos sinos, ele utiliza mais estanho; já para peças de máquinas e tubos que precisam ser mais resistentes, ele usa fósforo para ficar duro e chumbo para ser mais fácil sua fundição.
Ele é importante ainda na fabricação de engrenagens, pois ele possui uma fricção muito pequena quando entra em contato com os demais metais. Assim, é muito usado em diversas máquinas e indústrias.

Para objetos em geral, o bronze possui uma característica de cor escura e sem brilho, pois possui uma patina que se forma sobre ele, protegendo o objeto da oxidação. Quando vendidos, eles ainda são revestidos por uma camada de laca, que protege a patina e o metal. Devido a isso, o objeto de bronze deve ser escovado suavemente, mas nunca polidos, pois isto pode retirar esta proteção do metal.

Como visto, o bronze pode ter diversas combinações e muitas utilidades, mesmo que não sejam vistos muito no dia a dia, a não ser em joias e medalhas.

De qualquer forma, vale a pena saber o que é bronze e qual sua principal utilização para entender a importância que os metais possuem em nossa vida.

Sobre Fábio Henrique

Fábio Henrique

Purchasing Specialist at JCB do Brasil


+ Artigos de »

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>