O que é um Multímetro e para que serve esta Ferramenta

Confira nesse post o que é multímetro e como essa ferramenta pode ser útil para a industria, além de vários outros segmentos de trabalho.

tipos multimetro

Também conhecimento pelo nome de Multitester, o Multímetro é um equipamento bastante utilizado no setor industrial, assim como em vários outros setores, para fazer a medição de diferentes tipos de grandezas elétricas.

Se você quer descobrir mais detalhes sobre esta ferramenta, como ela funciona e quais são suas principais aplicações no mercado atual, então continue lendo esse post e saiba mais sobre esse assunto!

Multímetro: O que é?

O Multímetro nada mais é do que um equipamento utilizado para fazer a medição da resistência elétrica, tensão ou corrente contínua e da tensão ou corrente alternada.

Com este aparelho você também consegue medir a capacitância, temperatura, frequência de sinais alternados, dentre outras grandezas elétricas.

Para estabelecer qual é o tipo de medição que deve ser realizada com o Multímetro, basta ficar acionar uma chave rotativa que existe neste aparelho e escolher a medição que deseja fazer.

Atualmente existem dois tipos básicos de Multímetro: Analógico e Digital.

– Analógico

Esse é um tipo de multímetro que apresenta um mostrador com diversas escalas graduadas.

Ele realiza a verificação da leitura utilizando a força eletromagnética existente no seu ponteiro, para interpretar o valor da grandeza que está sendo medida, ou seja, se é resistência, tensão ou mesmo corrente.

– Digital

O multímetro digital ou amplificador operacional como também é conhecido no mercado, corresponde a um aparelho de medição mais versátil, que possui um visor digital de cristal líquido e que é muito usado em laboratórios, serviços de campo ou na indústria.

Esse aparelho engloba diferentes instrumentos de medição como o amperímetro, voltímetro, capacímetro, termômetro, ohmímetro, dentre outros.

Principais aplicações do multímetro

Pode até não parecer, mas este pequeno aparelho apresenta inúmeras aplicações.

No carro por exemplo, este aparelho pode ser usar para testar fusíveis, relés, baterias, bonina de ignição, sistema de som e muitas outras coisas.

Na indústria, o multímetro é bastante utilizado no processo de manutenção de equipamentos industriais.

Isso faz com que o técnico consiga identificar qualquer tipo de problema envolvendo maquinas ou instalações de maneira prática e rápida.

Em oficinas que atuam com produtos eletrônicos, este aparelho pode ser usado para testar cabos, indutores, baterias, fusíveis, sem contar que também faz a prova de circuitos e promove ajustes em aparelhos como amplificadores e transmissores.

Agora se você trabalha com computadores e eletrônica digital, então um multímetro é o aparelho ideal para fazer testes de verificação de sinais, em fontes, placas e no-breaks, dentre outras funções.

Já no laboratório de eletrônica, este aparelho serve para testar equipamentos médicos e industriais, além de fazer a medição de tensões muito altas, oscilações, dentre outros.

Como pode notar, este é um aparelho simples e prático, que pode ser utilizado em diferentes setores para medir diferentes grandezas elétricas, além de realizar outras funções, conforme citamos acima.

Agora basta você analisar e decidir qual é o modelo de multímetro que melhor atende as suas necessidades, para que dessa forma seja possível garantir sempre bons resultados na realização dos seus serviços.

Como usar o Multímetro Digital

Leia também

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje

Redação Indústria Hoje